sexta-feira, 4 de março de 2016

Eu não quero um namorado romântico


Não é exatamente um segredo que eu tenho certa dificuldade de lidar com homens românticos. Eles andam por aí soltos, sem nenhuma supervisão e, infelizmente, eles não vem com uma identificação do tipo "cuidado, homem romântico! Favor manusear com cuidado". Eu confesso, eles me assustam!

Não me entenda mal. É lindo ser acordada com um café da manhã na cama. Derrete o coração receber uma carta escrita à mão e deixada pessoalmente na sua caixa de correio, todos os dias por quase um mês - quando já existe telefone, e-mail, Facebook e WhatsApp.

Mas a minha implicância com os homens românticos não é pelo romantismo em si. Eu poderia dizer que tenho algo contra pessoas que curtem o drama humano, amores trágicos tipo Romeu e Julieta, ideais utópicos e desejos de escapismo. Poderia achar absurda a tendência que os românticos tem de idealizar a vida e sonhar e fantasiar em amar e ser amado para todo o sempre. Mas eu não tenho nada contra os românticos. A não ser que eu tenha. Mas acredite, eu não tenho.

Meu problema com homens românticos é que todos os românticos que conheci são excessivamente carentes. Eles demandam uma atenção surreal. E precisam colocar tudo pra fora, senão morrem sufocados. Eles são absurdamente sensíveis e choram mais do que eu. Eles se apaixonam porque precisam se apaixonar, porque precisam desesperadamente estar em um relacionamento. Não se apaixonam por você, mas se apaixonam pela ideia do relacionamento que teriam com você. E o pior de tudo, eles geralmente querem viver seus sentimentos apoteoticamente: choram, sangram, querem gritar que te amam no meio de uma multidão. Quando você menos espera, eles surgem como um pop up querendo casar com você amanhã, passar a lua de mel nas ilhas gregas e passar cinquenta anos de mãos dadas olhando as estrelas.

Perto de qualquer homem romântico eu me sinto uma troglodita, uma ogra. Eu não consigo suportar a ideia de que alguém queira viver tão simbioticamente comigo. E, principalmente, não conseguiria retribuir todo esse romantismo. Eu me sinto sufocada só de pensar em toda essa intensidade, porque sempre precisei de espaço. Como se não bastasse, geralmente os românticos carentes são extremamente magoativos! Paidoceu! É complicadíssimo fazer qualquer crítica. Se você não soltar fogos com as flores, a declaração e o helicóptero com pétalas de rosas, pode se preparar pra ouvir reclamações e choramingos sobre você não valorizá-lo.

Você, romântico assumido que está lendo esse texto, por favor, não fique magoado comigo. Não é pessoal. É uma dificuldade que eu tenho. Mas aproveita que você está aqui e me diz uma coisa: algum dia alguém na sua vida saiu correndo e pulou o portão de embarque para te impedir de pegar um voo? Seu(sua) ex que você nunca esqueceu invadiu inesperadamente o seu casamento e gritou "você não pode casar com ele(ela) porque eu te amo"?

Não né? Pois é, a vida normal não é uma comédia romântica - eu diria que é muito melhor que isso. Não precisa tanto esforço, por favor! Não precisa se rasgar inteiro, disparar uma metralhadora de fofuras e arremessar presentes pra todo lado! Até o segundo jantar à luz de velas, a gente se encanta e se surpreende, mas depois, todos os dias dos namorados, os aniversários de namoro e essas datas comemorativas ficam muito iguais. Vai ser como se você tivesse festa surpresa no seu aniversário todos os anos. Já não é mais surpresa. E tudo vai parecer uma obrigação - sem falar na imensa pressão que é corresponder a todo esse romantismo. Eu posso apostar com você que toda essa loucura de amor e essa intensidade vão ter cansar. E posso apostar também que, mesmo sem querer, lá no fundo, você vai esperar algo em troca.

Eu prefiro ser surpreendida por momentos simples todos os dias. Prefiro viver um dia-a-dia que não seja apoteótico e nem cheio de flores, presentes e declarações de amor. Mas que tenha a presença do outro de uma forma viva, uma atenção plena e os sentidos aguçados. As coisas simples e sinceras são lindas e não requerem nenhum esforço. E elas fazem um bem danado pra alma!

Eu não preciso de um namorado romântico. Eu não quero um namorado romântico. Aliás, não quero um namorado, nem status, nem promessa, nem um presente de aniversário de namoro ou uma viagem pro Caribe. Eu só quero você. E você pode ser romântico em doses homeopáticas. Pode querer um colo de vez em quando. E eu sei fazer um cafuné muito gostoso e o meu carinho nas costas é imbatível.

Olha, a viagem pro Caribe não é má ideia. E eu aceito olhar as estrelas com você, mas só por uma noite, até o sol nascer. Mas nem pensar em rosas jogadas de um helicóptero, pedidos de casamento em público e drama, tá?

Nenhum comentário:

Postar um comentário